8 de maio de 2012

Vitória: Justiça determina prisão de condenados por Massacre de Eldorado dos Carajás

“É uma grande vitória dos movimentos sociais que clamam por justiça e denunciam a impunidade no campo”, Valmir Assunção.


Após as denúncias dos trabalhadores do MST nesta última jornada de lutas de abril, o juiz da 1ª Vara do Tribunal de Justiça do Pará determinou esta semana, a prisão do coronel Mário Colares Pantoja e do major José Maria Pereira de Oliveira, condenados pela ação da PM que resultou na morte dos 21 trabalhadores Sem Terra em Eldorado dos Carajás, em 1996.

“É uma grande vitória dos movimentos sociais que clamam por justiça e denunciam a impunidade no campo. É uma notícia emocionante e emblemática para mim que sou oriundo do MST. Ver que os condenados pelo crime de Eldorado dos Carajás, finalmente, vão cumprir sua pena é um alento e uma esperança para que a justiça seja feita contra todos aqueles que ceifaram a vida de trabalhadores neste País”, disse o deputado Valmir Assunção (PT-BA).

Desde que foram condenados, os dois vinham recorrendo da sentença em liberdade. Com o esgotamento dos recursos, os policiais militares terão que cumprir a punição. Pantoja foi condenado a 228 anos e o major Oliveira a 158 anos e 4 meses em regime fechado.

Para Valmir, o fim da impunidade, no entanto, está relacionado com a reforma agrária. “O momento é de comemoração, mas isso não significa descanso. A reforma agrária é uma dívida que nosso Estado tem para com os trabalhadores do campo. Agora, é a vez de darmos o exemplo contra a impunidade, contra a violência com a aprovação da PEC 438, a PEC do Trabalho Escravo, cuja votação está prevista para esta semana”, completou o deputado.
(Assessoria Valmir Assunção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!