Da Redação
O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) entregou no começo da tarde de quarta-feira (21) o pedido para criação da CPI da Privataria. O requerimento, assinado por 206 parlamentares, já está nas mãos do presidente da Câmara, Marco Maia. O objetivo da CPI é investigar as denúncias do livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que trata do período de privatizações do governo de Fernando henrique Cardoso.
Segundo o presidente da Casa, Marco Maia, as assinaturas só serão conferidas pela Secretaria Geral da Mesa Diretora no começo do ano que vem. Se o pedido cumprir todas as exigências regimentais, a CPI será instaurada, ao lado de outras duas já previstas – sobre tráfico de pessoas e trabalho escravo.
Ao entregar o pedido, Protógenes Queiroz disse não temer pressões sobre os deputados que assinaram o documento. As assinaturas ainda podem ser retiradas no período que antecede a análise do pedido.
O livro de Amaury Ribeiro Júnior, que apresenta uma série de documentos que comprovariam o recebimento de propinas durante as privatizações realizadas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, tem gerado muita polêmica e já motivou respostas, em nota oficial, do PSDB e do próprio ex-presidente FHC. José Serra, ex-governador de São Paulo e candidato à presidência em 2010, é talvez a principal figura do livro, acusado de receber propinas de empresários envolvidos com as privatizações.
Confira a relação das assinaturas para o pedido de CPI da Privataria (direciona para download direto em PDF)
Com informações da Agência Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!!