Da Redação
O ano judiciário do Supremo Tribunal Federal (STF) será encerrado nesta segunda-feira (19) com a posse da ministra Rosa Weber, que assume a 11ª vaga da Corte. Rosa será a terceira mulher da história a se tornar ministra do STF. Juíza trabalhista de carreira, ela sempre atuou na área trabalhista e essa será a primeira vez que atuará com outros temas.
A cadeira está vaga desde agosto, quando a ministra Ellen Gracie optou por se aposentar sete anos antes da idade limite para a saída compulsória. De acordo com a assessoria de imprensa do STF, a cerimônia de posse será rápida e não há previsão de discursos. A presidenta Dilma Rousseff foi convidada, mas sua participação não está prevista na agenda oficial.
Ministra do Tribunal Superior do Trabalho desde 2006, Rosa Weber foi indicada para a vaga no STF no dia 7 de novembro pela presidenta da República. Devido à proximidade com o fim do ano judiciário, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, disse não acreditar que a posse ocorreria ainda em 2011. No Senado, a aprovação do nome em plenário na última terça-feira (13) permitiu que a nomeação ocorresse a tempo de preparar a cerimônia de posse. Ela recebeu 57 votos favoráveis, 14 contrários e uma abstenção.
Weber é a segunda ministra que entra na Corte por indicação da presidenta Dilma Rousseff – o primeiro foi Luiz Fux, que tomou posse em março deste ano. No ano que vem, duas novas vagas serão abertas com as aposentadorias compulsórias de Carlos Ayres Britto e de Cezar Peluso, que completam 70 anos.
Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!!