20 de dezembro de 2011

MEC ANUNCIA 46 POLOS DE ENSINO A DISTÂNCIA EM EVENTO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O Presidente do Parlamento Gaúcho, Deputado Adão Villaverde (PT), participou na manhã desta segunda-feira (19)  do Encontro Estadual da Educação Profissional a Distância da Rede e-Tec Brasil, promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. 

O encontro contou com a presença do secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco; da Reitora do Instituto Federal do RS, Claudia Soares de Souza; do Assessor da Rede e-Tec Brasil, Fernando Amorim; de Adilson Hansel, do Instituto Federal de Farroupilha; e do Diretor da Secretaria de Educação e coordenador do Pronatec no RS, José Tadeu Almeida. 

O e-Tec é o programa de educação à distância da Secretaria de Ensino Profissional e Tecnológico do MEC (Setec.MEC). Segundo Eliezer Pacheco, serão 46 polos no Rio Grande do Sul, sendo ofertadas 5,8 mil matrículas em cursos que vão do planejamento da tecnologia da informação a biocombustíveis. O estado receberá, ainda, recursos do programa Brasil Profissionalizado, para implantar 10 escolas técnicas estaduais. Ao todo, a Setec.MEC investirá mais de R$ 163 milhões em ensino profissional e tecnológico no estado. 

O programa Rede e-Tec Brasil tem como foco a oferta de cursos técnicos a distância, além da formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos. O sistema compreende hoje 41 instituições (30 federais e 11 estaduais), que oferecem 49 cursos em dez eixos tecnológicos. Hoje, são mais de 75 mil alunos em 543 polos.

O secretário anunciou que o Programa Brasil Profissionalizado (Setec.Mec) destinará mais R$ 80 milhões para que o estado do RS possa construir e administrar outras 17 escolas técnicas. Elas se somarão aos seis campi federais que serão construídos pela Setec no estado. Eles ficarão localizados em Gravataí, Viamão, Vacaria, Lageado, Santo Ângelo e Sapiranga. Estão previstos, ainda, campi avançados em São Leopoldo, Jaguarão, Ijuí, São Gabriel e Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!