Será publicado no dia de hoje, pelo Governador Tarso Genro, decreto que modifica os critérios de promoção por merecimento dos professores que fazem parte do quadro do magistério.
Pelo decreto, o Governador Tarso Genro colocará em prática normas mais rígidas e modernas de avaliação dos docentes.
Os novos critérios de promoção por merecimento do magistério são norteados por cinco grandes eixos:
1 - atualização, aperfeiçoamento e formação continuada;
2 - contribuição no campo da educação e reconhecimento público;
3 - atividades educacionais e serviços relevantes;
4 - responsabilidade profissional e rendimento;
5 - qualidade pedagógica do trabalho.
No sistema instituído pelo decreto de Tarso, a formação continuada passa a representar 64% dos pontos. Serão mais valorizados os diplomas de conclusão de cursos, palestras, seminários e pós-graduações focadas na área da educação.
Para serem promovidos, os professores também precisarão reforçar os vínculos com o mundo acadêmico. Isso porque um dos itens que contará pontos será a publicação de artigos, teses e estudos em jornais, revistas e livros.
A participação em eventos culturais e esportivos, além de reuniões com conselhos escolares, também será exigida, sendo que muitas destas atividades poderão ocorrer fora das escolas e até mesmo aos finais de semana.
O controle da assiduidade passará a ser mais rígido, não sendo aceita nenhuma falta sem justificativa.
O decreto de Tarso também institui o Sistema Estadual de Avaliação Participativa, integrado por pais, alunos e professores. Este método inclui a apreciação do desempenho da própria Secretaria da Educação e das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!!