27 de dezembro de 2011

PROJETO “RESÍDUO TEM VALOR!” COMEÇA A SER VISUALIZADO

O Projeto da Fundação ZERI em Camaquã, “Resíduo Tem Valor!”, que teve início no dia 24 de dezembro de 2010, com a publicação no Diário Oficial do Governo do Estado, começa a ser visualizado pela comunidade. 

Fonte da notícia e da foto: Site da Fundação Zeri
No dia 12 de dezembro, ocorreu a finalização da sua segunda fase, onde ficou estabelecido o plano de ação do Projeto.

A implantação do trabalho começou com reuniões de apresentação da Fundação Zeri e do Projeto aos seguimentos e representantes da sociedade. Nesta fase foi identificado o grupo consultivo, que representou a sociedade camaquense na elaboração do Projeto, entre eles há educadores, advogados, engenheiros, artesãos, empresários, representantes de sindicatos e representantes dos poderes legislativo e executivo municipal.

Na sequência do trabalho, iniciou a fase de elaboração com o grupo consultivo que utilizou a metodologia do PSPC - Pensamento Sistêmico e Planejamento por Cenários. Nesta fase foram realizadas 10 reuniões, a fim de trabalhar os padrões de comportamento e analisado a correlação dos dados relacionados ao município, identificar as relações casuais entre os fatores, hipóteses preliminares, intuições a respeito das influências recíprocas e comparação de curvas, trazer à tona quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de Camaquã que o Projeto terá que lidar. Ainda nos encontros, foram desenhados o Mapa Sistêmico do Projeto, os Modelos Mentais de cada um dos atores que influenciam a realidade em questão e também como os modelos mentais ajudam a construir ou manter a estrutura atual da realidade, visualizar o futuro de maneira desafiadora e criativa. As mais votadas foram desenvolvimento regional e qualidade de gestão.

Na reta final das reuniões foi construída a visão de futuro de Camaquã para 2030, a partir desse momento, começou o desenvolvimento do Plano de Ação, escolhendo os mais plausíveis, capazes de se concretizar e de se realizar. Finalizado a elaboração o grupo consultivo, construiu o plano de ação que será trabalhado durante o ano de 2012, quando começa a fase de implantação das principais estrategias definidas no Projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!