
O parlamentar também comentou a situação vivenciada pelo município de Uruguaiana, primeira cidade gaúcha a privatizar os serviços de água e esgoto. Lá, cerca de 77% dos usuários estão pagando mais do que pagavam à Corsan, pois a tarifa mínima cobrada pela empresa vencedora da licitação parte do consumo de três metros cúbicos, enquanto que a praticada pela estatal era de 10 metros cúbicos. “É a sociedade de Uruguaiana que está pagando a conta da privatização e que deixou de receber cerca de R$ 63 milhões da União para fazer o tratamento de esgoto”, lamentou, referindo-se ao fato de que as prefeituras que optarem pelo rompimento com a Corsan não poderão receber recursos da União.
Schmidt é autor da Proposta de Emenda Parlamentar 206/2011, que assegura que as águas de domínio do Estado constituem um bem público essencial à vida cujo uso é subordinado ao interesse da população. Em tramitação na Assembleia Legislativa, a PEC apresentada pelo deputado no início deste ano determina que o Estado ou o Município detenham, no mínimo, 51% do capital votante e 51% do capital social das empresas de saneamento. A proposta não impede a participação da iniciativa privada, que pode deter até 49% do capital, mas quer garantir que o controle acionário seja do Estado, para prestar e planejar os serviços sobrepondo as necessidades da população aos interesses econômicos.
Durante o evento, o vereador e presidente da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação da Câmara de Vereadores de Esteio, Leonardo Dahmer, entregou ao deputado documento que relata audiência pública realizada pela Comissão, em outubro deste ano, que tratou dos processos de urbanização na região da Sub-bacia Hidrográfica do Arroio Sapucaia. Na oportunidade, os participantes determinaram a distribuição dos conteúdos do debate aos municípios do Prosinos e da Granpal. A medida, de acordo com Dahmer, objetiva subsidiar os projetos de combate às cheias, considerando a necessidade da construção de bacias de contenção apontadas em estudos já realizados e os impactos produzidos pela futura RS-101.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!!