29 de fevereiro de 2012

Camaquã já conhece a 1ª escola de samba campeã do Carnaval que levou mais de 10 mil pessoas para a avenida


Apuração
O Carnaval de Camaquã trouxe mais de 10 mil pessoas à Avenida Olavo Moraes neste domingo (26/02), para conferir a passagem das escolas de samba de Camaquã que disputavam o título de campeã 2012.

O evento que seria realizado no sábado (25/02) foi transferido para o domingo, em função da chuva. Na abertura da festa a corte do carnaval composta pelo Rei Momo, Rodrigo Garcia de Freitas, pela rainha Valéria Mendes da Silva e pela princesa Jaqueline Rehbein desfilou animando o público. O Rei Momo recebeu as chaves da cidade da secretária da Cultura e Turismo, Elenisa Justo, acompanhada dos colegas secretários.

Império Camaquense - a campeã
Na sequência, se apresentaram as escolas de samba Explosão do Samba, Unidos da Vila e Império Camaquense. O encerramento da folia ficou por conta da escola Apito de Ouro de Tapes. Neste ano, a inovação do evento promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo, é o concurso que oferece premiação às escolas que foram avaliadas pela comissão de jurados que esteve na avenida acompanhando cada detalhe.

O desfile das escolas encheu os olhos e a alma do público que se mostrava emocionado com a vibração dos passistas, destaques e com o ritmo da bateria. O grande número de crianças que com suas famílias vieram prestigiar o evento chamou a atenção. A Explosão do Samba trouxe no seu enredo a história dos orixás, a Unidos da Vila fez o seu desfile falando sobre os dez anos de bons carnavais e a Império Camaquense trouxe para a avenida seus 30 anos de história.

Primeira Campeã

Unidos da vila - vice-campeã
A abertura dos envelopes para a apuração dos votos dos jurados da Associação de Carnaval e Eventos Populares, Silvio Moreira Aquino, que avaliou o quesito evolução, e Jovita Beatriz Xavier da Cunha, responsável pela avaliação do item comissão de frente, foi realizada nesta segunda-feira (27/02), às 15h, na Secretaria de Cultura. Além destes dois quesitos, o item pontualidade foi avaliado através da cronometragem do tempo de desfile que deveria ficar entre 40 e 60 minutos. 

A secretária da Cultura e Turismo, Elenisa Justo, conduziu os trabalhos e na soma dos pontos sagrou-se campeã a escola Império Camaquense, ficando em segundo a Unidos da Vila e em terceiro a Explosão do Samba. O atraso de 32 minutos no desfile da Explosão do Samba foi responsável pela penalidade de 6,4 pontos o que prejudicou a pontuação e a fez perder o vice-campeonato. A soma total dos pontos ficou em 13.2 para a Explosão do Samba, 19.1 para a Unidos da Vila e 19.7 para a Império Camaquense. 

Explosão do Samba - 3º lugar
A apuração foi acompanhada pela diretoria das três escolas e pela imprensa local e todos os presidentes das escolas de samba foram unânimes em avaliar como o melhor carnaval dos últimos anos. 

No encontro também foi possível fazer uma prévia avaliação do evento que deverá vir com algumas melhorias para o ano que vem como por exemplo a colocação de novos quesitos. 

A secretária Elenisa realizou a entrega dos troféus e agradeceu à participação de todas as entidades e Secretarias que foram responsáveis pelo sucesso do Carnaval: “Esta união é fundamental para o sucesso do evento”, salientou elogiando a beleza das três escolas.
Fonte: Blog do Juares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!