25 de fevereiro de 2012

Tarso destaca parceria do governo com produtores na Abertura da Colheita do Arroz

Foto destaque A simbólica “salva de arroz”, que representa fartura e prosperidade, marcou a 22ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz no estado, na manhã deste sábado (25) em Restinga Seca, com a presença do governador Tarso Genro. Ele estava acompanhado do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, do presidente do Irga, Claudio Pereira (representando a Secretaria Estadual de Agricultura), do presidente da Assembleia Legislativa/RS, Alexandre Postal, e de outras lideranças locais e do setor arrozeiro. Tarso e as demais autoridades participaram da colheita em um trecho da lavoura que foi preparado pelo Irga, para a ocasião, com diversas variedades da cultura.
O governador lembrou que a produção gaúcha representa 65% da safra nacional. “O arroz no Rio Grande do Sul não é apenas uma base produtiva, mas também uma cultura produtiva”, destacou Tarso. “E é por essa importância que o governo estadual veio a Restinga Seca para se colocar mais uma vez à disposição do setor para, junto aos políticos de todos os partidos, liderar qualquer mobilização ao governo federal no sentido de valorizar ainda mais a nossa produção, representada por esta Abertura Oficial da Colheita em Restinga Seca”.

Mecanismos reguladores

Os produtores, entre outras demandas, buscam o estabelecimento de cotas de importação do arroz de países do Mercosul, redução tributária, revisão do seguro agrícola e, em especial, uma solução para o endividamento do setor, ainda no primeiro semestre, para evitar a queda de preço. Em 2011, o cenário era muito preocupante para os produtores gaúchos, com excedente de produção e preços baixos. A movimentação do governo estadual, em parceria com o governo federal, no sentido de buscar mecanismos reguladores, fez com que o preço do saco de arroz se elevasse: hoje o valor está em R$ 27,00, contra R$ 19,00 no mesmo período do ano passado.

Texto: Josiane Picada
Foto: Caroline Bicocchi
Edição: Redação da Secom (3210-4305)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!