25 de fevereiro de 2012

Mais de 75 mil brasileiros se matricularam em cursos técnicos a distância em 2011

Neste ano, serão 150 mil vagas


No ano passado, mais de 75 mil brasileiros se matricularam em cursos técnicos a distância na Rede e-Tec Brasil. A expectativa para o período era atender 50 mil estudantes. A informação é da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). Dos 48 cursos ofertados, os mais procurados são, respectivamente, informática, administração e segurança do trabalho.
“Uma das vantagens foi a flexibilidade de estudar em qualquer horário, inclusive à noite, já que trabalho durante o dia”, conta Vilson de Moura Godoy, 45 anos, que fez o curso técnico de automação industrial no polo de Alegrete (RS), da Universidade Federal de Santa Maria. Ele, que já possui uma formação anterior em eletrotécnica, explica que fez o curso devido à necessidade que sentiu de se atualizar.

A Rede e-Tec Brasil gerará 150 mil vagas de cursos técnicos a distância em 2012, como parte das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A Setec também prevê a abertura de cursos de idiomas no âmbito do programa, com vista aos grandes eventos esportivos que o País receberá nos próximos anos.
Além disso, a quantidade de polos será aumentada dos atuais 543 para 800. Número que quase duplicou ao longo do ano passado, já que no final de 2010 eram 291 em funcionamento. “A educação a distância permite uma flexibilidade de horário, o que proporciona ao aluno se programar para estudar no momento e espaços mais adequados à sua realidade e tempo disponível, sem para isso ficar dispensado das aulas presenciais”, afirma o coordenador-geral de fortalecimento das redes de educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Camilo Pedra.
Institutos federais - Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia são os maiores ofertantes dessa modalidade de ensino profissional no âmbito do programa. Ao todo, são 33 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica, além de escolas técnicas vinculadas à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal Rural de Pernambuco. Também há nove instituições estaduais ligadas à Rede e-Tec Brasil. 

8 milhões de vagas em cursos técnicos nos próximos 4 anos 

Criado em outubro de 2011, o Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. O programa prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
A principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o Senac e Senai.
(Fonte: Governo Federal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!