
Dom Ladislau Biernaski ficou conhecido como "o bispo da reforma agrária" | Foto: Joka Madruga / TerraLivrePress
Da Redação
Conhecido como “o bispo da reforma agrária”, o presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), dom Ladislau Biernaski, de 74 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (13) em decorrência de um câncer. Bispo de São José dos Pinhais (PR), Dom Ladislau participou ativamente das Pastorais Sociais e defendeu os movimentos sociais do campo.
“Nos grandes momentos de tensão e de conflito envolvendo os movimentos sociais, Dom Ladislau nunca se furtou em ficar do lado dos trabalhadores e trabalhadoras, e a eles manifestar seu apoio”, lembrou a CPT na nota.A CPT também divulgou texto de Jelson de Oliveira, agente da CPT Paraná, que relata parte da biografia do bispo. “Foi padrinho incansável da campanha pelo módulo máximo para a propriedade da terra no Brasil. Chorou a morte de tantos trabalhadores sem terra país afora. Denunciou o trabalho escravo. Acreditou incansavelmente na agroecologia, na produção sustentável, no respeito ambiental e no comércio justo”, destacou Oliveira.
MST descreve dom Ladislau como "um semeador de ideias e de exemplos de vida, a serviço dos camponeses" | Foto: Joka Madruga / TerraLivrePress
Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ressaltou as ações de Ladislau nas Pastorais Sociais, como a Pastoral Operária e a Comissão Pastoral da Terra, da qual foi vice-presidente de 1997 a 2003, e era seu atual presidente. Ladislau também participou de ações da Pastoral Carcerária e a Pastoral do Menor.
A Secretaria Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) também lançou nota comentando o falecimento do bispo. A nota destaca que Ladislau era uma pessoa muito sábia, humilde e simples que gostava de conviver com os pobres e em especial com os camponeses. “Nos deixa aos 73 anos de uma vida comprometida com a verdade e a justiça. Um bispo filho de camponeses migrantes poloneses, que se preocupava com a soberania alimentar, com a agroecologia. Era um semeador de ideias e de exemplos de vida, a serviço dos camponeses”, escreveram.
O corpo será velado na Catedral de São José dos Pinhais, com o sepultamento previsto para as 9 horas de quarta-feira, 15. Ele nasceu em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, em 24 de outubro de 1937 e ordenou-se padre em julho de 1963, em Curitiba. Como sacerdote e licenciado em Filosofia, dedicou-se, à formação de novos padres na Congregação da Missão. Ele recebeu a sagração episcopal em maio de 1979, em Roma, trabalhando inicialmente como bispo auxiliar na arquidiocese de Curitiba.
Com informações da CNBB, CPT, MST, Rede Brasil Atual, Brasil de Fato e O Estado de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!!