14 de fevereiro de 2012

Defensor da reforma agrária, morre bispo presidente da CPT

Joka Madruga / TerraLivrePress
Dom Ladislau Biernaski ficou conhecido como "o bispo da reforma agrária" | Foto: Joka Madruga / TerraLivrePress

Da Redação

Conhecido como “o bispo da reforma agrária”, o presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), dom Ladislau Biernaski, de 74 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (13) em decorrência de um câncer. Bispo de São José dos Pinhais (PR), Dom Ladislau participou ativamente das Pastorais Sociais e defendeu os movimentos sociais do campo.
Joka Madruga / TerraLivrePress“Nos grandes momentos de tensão e de conflito envolvendo os movimentos sociais, Dom Ladislau nunca se furtou em ficar do lado dos trabalhadores e trabalhadoras, e a eles manifestar seu apoio”, lembrou a CPT na nota.
A CPT também divulgou texto de Jelson de Oliveira, agente da CPT Paraná, que relata parte da biografia do bispo. “Foi padrinho incansável da campanha pelo módulo máximo para a propriedade da terra no Brasil. Chorou a morte de tantos trabalhadores sem terra país afora. Denunciou o trabalho escravo. Acreditou incansavelmente na agroecologia, na produção sustentável, no respeito ambiental e no comércio justo”, destacou Oliveira.

MST descreve dom Ladislau como "um semeador de ideias e de exemplos de vida, a serviço dos camponeses" | Foto: Joka Madruga / TerraLivrePress

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ressaltou as ações de Ladislau nas Pastorais Sociais, como a Pastoral Operária e a Comissão Pastoral da Terra, da qual foi vice-presidente de 1997 a 2003, e era seu atual presidente. Ladislau também participou de ações da Pastoral Carcerária e a Pastoral do Menor.
A Secretaria Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) também lançou nota comentando o falecimento do bispo. A nota destaca que Ladislau era uma pessoa muito sábia, humilde e simples que gostava de conviver com os pobres e em especial com os camponeses. “Nos deixa aos 73 anos de uma vida comprometida com a verdade e a justiça. Um bispo filho de camponeses migrantes poloneses, que se preocupava com a soberania alimentar, com a agroecologia. Era um semeador de ideias e de exemplos de vida, a serviço dos camponeses”, escreveram.
O corpo será velado na Catedral de São José dos Pinhais, com o sepultamento previsto para as 9 horas de quarta-feira, 15. Ele nasceu em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, em 24 de outubro de 1937 e ordenou-se padre em julho de 1963, em Curitiba. Como sacerdote e licenciado em Filosofia, dedicou-se, à formação de novos padres na Congregação da Missão. Ele recebeu a sagração episcopal em maio de 1979, em Roma, trabalhando inicialmente como bispo auxiliar na arquidiocese de Curitiba.

Com informações da CNBB, CPT, MST, Rede Brasil Atual, Brasil de Fato e O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!