10 de fevereiro de 2012

PT comemora 32 anos de fundação nesta sexta-feira


Foto: O Partido dos Trabalhadores foi fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo. Surgiu da organização sindical espontânea de operários paulistas, liderados por Luiz Inácio Lula da Silva e outros trabalhadores, no final da década de 1970, dentro do vácuo político criado pela repressão do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos de esquerda então existentes. Assim, o PT foi fundado com um viés socialista democrático. O Partido dos Trabalhadores foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 1982.

Passados 32 anos, o PT está à frente do comando do país pela terceira vez - dois mandatos do ex-presidente Lula e, agora, com Dilma Rousseff, primeira mulher eleita presidente do Brasil. O partido governa cinco estados (Acre, Bahia, Distrito Federal, Sergipe, Rio Grande do Sul) e 559 municípios. No legislativo federal, o PT tem a maior bancada na Câmara, 88 deputados eleitos, e detém a segunda bancada no Senado, com 14 senadores. Conta ainda com 149 deputados estaduais e 4.171 vereadores.

No Rio Grande do Sul, além de governar o estado, tem a maior bancada no legislativo (14 deputados), 61 prefeitos, 84 vice-prefeitos e 519 vereadores.

A direção nacional do partido comemora os acertos e vitórias desta trajetória nesta sexta-feira (10) com ato público em Brasília e homenagem ao primeiro militante filiado ao partido, Apolônio de Carvalho. A atividade (veja programação abaixo) inicia às 18h30, no Centro de Eventos Brasil 21 (SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul, Plano Piloto) e deve reunir a presidenta Dilma Rousseff , o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, ministros, lideranças partidárias, parlamentares e dirigentes de todo o país.

Também promove o Encontro Nacional de prefeitos, prefeitas, deputados e deputadas estaduais "Experiências petistas de governo e eleições 2012", das 8 às 16h, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (QS quadra 06 lote 01), com a presença da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula. O presidente estadual do PT, deputado Raul Pont, representará a legenda e a bancada do legislativo gaúcho nas atividades.

Rio Grande do Sul

Já a direção estadual do partido promove coquetel e ato político a partir das 18h30 da segunda-feira (13), no Cais do Porto, em Porto Alegre (Avenida Mauá- Deck entre Armazéns A3 e A4). Os ingressos, a R$ 15,00, podem ser adquiridos antecipadamente nas sedes municipais e estadual do PT, nos gabinetes parlamentares ou no local.

Assembleia

Na próxima quarta-feira (15), o deputado Raul Pont presta homenagem ao Partido dos Trabalhadores pela comemoração de seus 32 anos. A homenagem acontece durante o período do Grande Expediente, no Plenário 20 de setembro da Assembleia Legislativa, a partir das 14h.

Passadas mais de três décadas de sua criação, o PT continua lutando para dar voz às lutas reivindicatórias dos trabalhadores por melhores condições de vida. “O PT nasceu de nossa capacidade de pensar, propor, agir e elaborar soluções para os problemas do país e o nosso desafio como militantes é continuar esta caminhada pela construção de uma sociedade com justiça, democracia, solidariedade e igualdade”, afirma Raul Pont.

Porto Alegre

O Diretório Municipal do partido organiza extensa programação. Nesta sexta-feira (10), um Almoço Temático - O PT pensa o PT -, na sede municipal, com o objetivo de fazer um balanço do partido e debater perspectivas.

Também no dia 10, às 19h, na sede municipal, o PT organiza um Ato de Filiações, com as presenças de lideranças políticas, sindicais e dos movimentos sociais.
Será lançada, no mesmo dia, nova edição do Boletim Informativo do PT-POA em conjunto com a Bancada de Vereadores. Nesta edição, serão abordados os feitos do Governo Tarso em Porto Alegre.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL EM BRASÍLIA

Dia 10 de fevereiro de 2012 (sexta feira)

MANHÃ
9h às 12h - Reuniões Regionais de prefeitos/as.
● NORTE;
● NORDESTE;
● CENTRO-OESTE;
● SUL;
● MG & ES;
● SP & RJ.

9h às 12h - Encontro nacional de deputados/as estaduais.
12h - Inicio do check in nos hotéis
12h30min às 14h – ALMOÇO

TARDE
14h30min às 17h30min – Grande plenária com prefeitos/as, deputados/as e convidados.
MESA: Eleições 2012
Composição da mesa:
● Luis Inácio Lula da Silva ex-presidente da republica federativa do Brasil (a confirmar);
● Ideli Salvatti - Ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da
República (a confirmar);
● Marco Maia - Deputado Federal - Presidente da Câmara (a confirmar);
● Rui Falcão-Presidente nacional do Partido dos Trabalhadores;
● Geraldo Magela - Secretario Nacional de Assuntos Institucionais do PT;

18h30minh - Ato Público em comemoração ao aniversário do PT
Presença de:
● Dilma Rousseff – Presidenta da Republica Federativa do Brasil;
● Luis Inácio Lula da Silva ex-presidente da republica federativa do Brasil (a confirmar);
● Ministros e Ministras de Estado;
● Rui Falcão-Presidente nacional do Partido dos Trabalhadores;
● Senadores e Senadoras do PT
● Prefeitos e prefeitas do PT;
● Deputados e deputadas do PT;
● Demais convidados do Diretório Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!