26 de fevereiro de 2012

São Lourenço recebe mostra fotográfica sobre índios, durante Interiorização


A participação da secretaria de Cultura na Interiorização de governo em São Lourenço do Sul, na Costa Doce, neste sábado (25), começou no Parque Histórico Bento Gonçalves, onde foi aberta a exposição fotográfica "Índios", do antropólogo, político e educador de Darcy Ribeiro.
Foto destaque Na concepção original do Museu do Índio do Rio de Janeiro, a exposição itinerante apresenta um painel vivo do modo de vida e cultura de três povos e a coletividade dos que ocupam espaços territoriais no Brasil atual. Pelo olhar do antropólogo, ensaísta e educador, Darcy Ribeiro são apresentados os Kadiwéu, Ofayé e Urubu-Ka'apor. A exposição pode ser visitada até dia 01 de abril, com palestras diárias às 10h e 15h.
Diversidade cultural 

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-governador, Beto Grill, que destacou o desenvolvimento da região e a importância da cultura nesse setor. "Estamos nos destacando no crescimento pelas nossas potencialidades, e uma delas é a nossa cultura, com sua riqueza de diversidade. Essa exposição é muito importante para esta região que participa assim do circuito estadual das manifestações culturais", disse.
O secretário Assis Brasil salientou a importância da cultura indígena para o Brasil e do autor das fotos. "Darcy foi um dos intelectuais mais completos do nosso país. Provocou uma reflexão sobre as culturas originais do nosso país, com uma dimensão e grandiosidade inesperadas".

Museu atuante "Esta instituição vive um novo tempo de um museu vivo e atuante. Hoje é um dia especial, essa exposição devolve a auto-estima este museu", disse o diretor do Parque Bento, Pedro Alexandre.
Também participaram da abertura o secretário de Infra-estrutura e Logística Beto Albuquerque, o diretor do Sistema estadual de Museus, Joel Santana, além de autoridades municipais da região.

Pontos de Cultura Na parte da tarde, durante a Interiorização do Governo, no galpão crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul, o secretário Assis Brasil anunciou investimentos para a recuperação da estrutura física do Parque Bento. Comunicou ainda que nos próximos dias será assinado o convênio com o Ministério da Cultura para a implantação de 125 Pontos de Cultura no estado, por meio de edital. Esta é uma das reivindicações da comunidade de São Lourenço.
No final do encontro o secretário e os diretores da Sedac visitaram o Ponto de Leitura da praia de Ondinas, em São Lourenço. Este é um dos 19 pontos instalados, em convênio com as prefeituras do Litoral Norte, Sul e dos balneários de água doce. São 150 livros colocados à disposição da comunidade, em cada Ponto, como empréstimo, para leitura na beira da praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!