22 de fevereiro de 2012

São Lourenço aposta em roteiros diferenciados para atrair visitantes


Foto destaque Totalmente reconstruída após os estragos da enchente que ocorreu em março de 2011, São Lourenço, no Litoral Sul, também conhecida como “Terra de todas as paisagens”, dispõe da estrutura necessária para que os visitantes possam aproveitar o verão fazendo passeios náuticos e atividades culturais e esportivas à beira da Lagoa dos Patos. O município também é rota de turismo rural, com hospedagem e gastronomia das mais variadas.
Navegar pelas águas da lagoa a bordo da escuna Vento Negro é uma das opções para os turistas, que podem experimentar, durante o passeio, o banho na praia da Barrinha. Conforme Oscar Francisco Hofstatter, que há oito anos trabalha com a  embarcação, o roteiro parte do píer em frente ao camping municipal, passa por todas as praias e dura cerca de uma hora até o retorno.
“Sempre venho a São Lourenço no verão, mas não sabia que este passeio tinha parada para banho”, ressalta a porto-alegrense Georgia Decker, que aproveita as águas calmas com a família e os amigos de Fortaleza, no Ceará, pela primeira vez em São Lourenço. “A cidade está reconstruída e pronta para receber os turistas”, impressiona-se Georgia.
Na orla das praias de São Lourenço, é possível, ainda, caminhar pelo calçadão, visitar lojas de artesanato e assistir a shows de artistas locais. Nas areias, são oferecidas aulas de ginástica, caminhada orientada, aulas de dança e quadras de vôlei e futebol.
Outro atrativo é o turismo rural, feito a partir do Caminho Pomerânio, criado para resgatar a cultura e os costumes do povo alemão-pomerânio, colonizador do município. No passeio, os turistas são recepcionados por imigrantes da região, que oferecem o maischnaps (aguardente com ervas) e o café colonial. Pode-se, também, degustar produtos da gastronomia tradicional, como linguiças, queijos, cucas, compotas de frutas, licor de butiá e o peito de ganso defumado.
Para informações sobre hospedagem e restaurantes, a Casa do Turista está localizada no começo da Avenida Coronel Nono Centeno. Os horários de funcionamento são das 8h30 às 18h30, nas terças-feiras, das 8h30min às 19h, nas quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 19h, aos sábados, e das 8h às 15h, aos domingos.

Reponte da Canção Nativa
Um dos eventos mais esperados no município é o Reponte da Canção Nativa, que terá sua 28ª edição entre os dias 8 e 11 de março de 2012, no Galpão Crioulo do Camping Municipal. O festival nativista conta com a presença de músicos, artistas e instrumentistas de todo o Rio Grande do Sul, mantendo a tradição e a identidade da região.

Interiorização
No próximo sábado (25), o governador Tarso Genro e secretários de Estado estarão em São Lourenço para a realização da 13º edição da Interiorização de governo, que acontece a partir das 14h30 no Galpão Crioulo do Camping Municipal.

Texto: Daiane Roldão
Foto: Camila Domingues
Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!