17 de fevereiro de 2012

Dom Feliciano exporta modelo na agricultura


Prefeito (de óculos) e comitiva do País estiveram na embaixadaAs atividades para a implantação de novas opções de renda  na área da agricultura desenvolvidas no município de Dom Feliciano, no Centro-Sul do Estado, resultaram em um convite ao prefeito Clênio Boeira da Silva para um encontro internacional. Ele participa desde ontem de reunião do Grupo de Trabalho da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Diversificação de Culturas em Áreas de Tabaco. O grupo discute a implementação dos artigos 17 (apoio a atividades alternativas economicamente viáveis à cultura do fumo) e 18 (proteção do meio ambiente e saúde das pessoas na cultura do fumo) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. O evento acontece até amanhã em Genebra, na Suíça.
O município de 14.380 habitantes tornou-se referência na implantação de práticas de produção e renda alternativas na área de cultivo de tabaco. O desenvolvimento do programa de diversificação começou há três anos, quando o prefeito Clênio Boeira da Silva procurou o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em busca de apoio para colocar o plano em prática. Conforme o prefeito, atualmente há  2,5 mil produtores de tabaco no município e 150 já participam de algum projeto de diversificação. A Prefeitura, em parceria com a Cooperativa Agropecuária Centro-Sul (Coopacs), constrói estruturas para beneficiamento das produções e adquire transporte apropriado. Boeira da Silva prevê que em cinco anos haverá mil famílias envolvidas na produção de alimentos.
O prefeito recebeu o convite da Organização Panamericana de Saúde (Opas) para apresentar o programa de diversificação em Genebra esta semana. Boeira da Silva falou na manhã de ontem por cerca de 30 minutos, com tradução para o espanhol, inglês e francês. Ele apresentou as diversas ações em desenvolvimento no município, como Mais Peixe, Pró-Uva, Mais Produção, Agroindústria, Alimentação escolar, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros. No encontro chegou a ser sugerido que a experiência brasileira em diversificação seja tomada como modelo para o mundo.
A delegação brasileira é composta por representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agricultura (Mapa), do Trabalho, da Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), além da companhia do primeiro-secretário da Missão Permanente do Brasil em Genebra, José Roberto de Andrade Filho. A comitiva foi recebida na tarde de segunda-feira pela embaixadora do Brasil, Maria Nazareth Farani Azevedo, onde houve a discussão sobre a participação do Brasil no processo de diversificação da agricultura. Participam do encontro cerca de 25 países.

Fonte: http://www.gaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!