
O município de 14.380 habitantes tornou-se referência na implantação de práticas de produção e renda alternativas na área de cultivo de tabaco. O desenvolvimento do programa de diversificação começou há três anos, quando o prefeito Clênio Boeira da Silva procurou o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em busca de apoio para colocar o plano em prática. Conforme o prefeito, atualmente há 2,5 mil produtores de tabaco no município e 150 já participam de algum projeto de diversificação. A Prefeitura, em parceria com a Cooperativa Agropecuária Centro-Sul (Coopacs), constrói estruturas para beneficiamento das produções e adquire transporte apropriado. Boeira da Silva prevê que em cinco anos haverá mil famílias envolvidas na produção de alimentos.
O prefeito recebeu o convite da Organização Panamericana de Saúde (Opas) para apresentar o programa de diversificação em Genebra esta semana. Boeira da Silva falou na manhã de ontem por cerca de 30 minutos, com tradução para o espanhol, inglês e francês. Ele apresentou as diversas ações em desenvolvimento no município, como Mais Peixe, Pró-Uva, Mais Produção, Agroindústria, Alimentação escolar, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros. No encontro chegou a ser sugerido que a experiência brasileira em diversificação seja tomada como modelo para o mundo.
A delegação brasileira é composta por representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agricultura (Mapa), do Trabalho, da Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), além da companhia do primeiro-secretário da Missão Permanente do Brasil em Genebra, José Roberto de Andrade Filho. A comitiva foi recebida na tarde de segunda-feira pela embaixadora do Brasil, Maria Nazareth Farani Azevedo, onde houve a discussão sobre a participação do Brasil no processo de diversificação da agricultura. Participam do encontro cerca de 25 países.
Fonte: http://www.gaz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!!