15 de fevereiro de 2012

Pacto pela Educação terá mais de 60 mil vagas para formação profissional em 2012

O Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica oferecerá, neste ano, 63.656 vagas em cursos de formação técnica e qualificação profissional para atender à demanda por mão de obra em diversas áreas no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (14), no Palácio Piratini, durante reunião do comitê gestor do programa da qual participaram o governador Tarso Genro, o chefe de Gabinete Vinícius Wu, secretários estaduais e representantes das entidades parceiras do Projeto.

As inscrições para as primeiras vagas serão lançadas no dia 12 de março e serão oferecidas em segmentos divididos em pelo menos quatro regiões do Estado: Fronteira Oeste, Sul, Metropolitana e Vale dos Sinos. Diagnosticadas junto à Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, as áreas priorizadas estão no setor eólico (Fronteira Oeste); automotivo, celulose, construção civil e petroquímico (Região Metropolitana e Delta do Rio Jacuí); petróleo e gás (Vale dos Sinos); e oceânico, químico, metalúrgico e eólico (Região Sul).

Também foi anunciada a instalação de uma gerência executiva que ficará responsável pelo acompanhamento diário das ações previstas no pacto. Alocada em uma sala da Secretaria de Ciência e Tecnologia, esta gerência irá atuar na divulgação das informações para o preenchimento total das vagas a serem ofertadas, bem como na integração entre o mercado de trabalho e a formação profissional. "É muito importante que nós ampliemos ao máximo o percentual de aproveitamento destes profissionais no mercado de trabalho e, para isso, é preciso criar estratégias específicas de parcerias para a absorção desta nova mão de obra", frisou o chefe de gabinete Vinícius Wu.

Secretarias participantes

Durante a reunião, também foram fornecidos dados como o número de vagas e a abrangência do Pacto pelas Secretarias envolvidas - Educação (Seduc), Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCT) - que estão vinculadas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A secretária interina da Educação, Maria Eulalia Nascimento, ressaltou a importância do Programa para o desenvolvimento do Estado. "O Pronatec proporciona a ampliação da oferta e a qualificação dos cursos. Além de estar conectado com a reestruturação curricular do Ensino Médio desenvolvida pela Seduc", disse.

A ação proposta pelo Governo tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio (Seduc), e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores (STDS).Para os cursos técnicos serão oferecidas 3.800 vagas em diferentes municípios do Estado, de acordo com os Arranjos Produtivos Locais (APL).

Inscrições

O período de inscrições será de 12 a 27 de março, podendo participar alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio a Rede Pública Estadual, inclusive para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No dia 31 de março será realizado o sorteio dos inscritos, nos cursos em que o número de candidatos for maior do que o número de vagas. A pré-matrícula dos selecionados acontecerá entre os dias 2 e 20 de abril. A confirmação da matrícula em 1ª chamada acontecerá nos dias 23 a 27 de abril e a 2ª chamada será entre 30 de abril e quatro de maio. As aulas iniciam no dia sete de maio.

Os estudantes farão o curso técnico no turno inverso às aulas do Ensino Médio. Os cursos serão realizados nas unidades do Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac) e nos institutos federais de educação profissional e tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!