Mais uma montadora chinesa se prepara para disputar uma fatia do mercado brasileiro de caminhões. Desta vez é a Foton Motor Group, uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, que planeja construir uma fábrica no Brasil a partir de 2015. Os recursos virão da China para uma operação que começará inicialmente pelo sistema CKD, quando os veículos chegam desmontados e são finalizados por profissionais brasileiros.
Para testar a receptividade da marca no Brasil, a empresa começará a vender a partir de outubro três modelos de caminhões leves da linha Aumark de 3,5; 6 e 9 toneladas. Os veículos chegam aqui com vantagens em relação aos seus concorrentes diretos – os modelos HR da Hyundai, Bongo da Kia e Daily da Iveco –, pois vêm equipados com motor Cummins que atende as rigorosas normas de emissões mundiais, antecipando assim a legislação brasileira que terá a Euro 5 em vigor no País a partir de janeiro de 2012. “A meta da companhia chinesa é vender no primeiro ano 5.000 caminhões no Brasil”, afirma Luiz Carlos Mendonça de Barros, diretor-presidente da Foton Aumark do Brasil, empresa que será responsável pela distribuição dos veículos no País.
Barros informa que o dinheiro está sendo captado na China e o que a Foton Motor busca agora é um braço financeiro para dar suporte às vendas da marca no mercado brasileiro. “Vamos começar as atividades com 10 revendas, que serão abertas inicialmente em São Paulo. Depois aumentaremos gradativamente o número de autorizadas, passando para 20 lojas no segundo ano até chegar a 80 pontos de vendas em cinco anos”, explica Barros.
Além do treinamento na China, a Foton Motor pretende utilizar a estrutura da Cummins, que é a sua parceira desde 2007 na produção de motores (50% de cada empresa), para capacitar os funcionários que irão atuar na linha de motores. Também vai instalar um centro de treinamento na fábrica da Foton Aumark do Brasil, em Várzea Paulista, no interior de São Paulo. “Vamos começar a operação industrial com grande estoque de peças e oferecer garantia de três anos aos veículos”, afirma Barros.
Além do motor Cummins, os caminhões que a Foton Motor Group trará para o Brasil tem caixa de câmbio ZF e sistema de alimentação eletrônica common rail feita pela Bosch. “Vamos trazer um veículo completo, com ar condicionado e freio ABS de série”, afirma Barros.
A Foton Aumark do Brasil tem uma cota de 100 caminhões para a venda no Brasil. Os veículos chegam ao País pelo porto de Vitória (ES), onde a empresa mantém um centro de armazenagem.
Para testar a receptividade da marca no Brasil, a empresa começará a vender a partir de outubro três modelos de caminhões leves da linha Aumark de 3,5; 6 e 9 toneladas. Os veículos chegam aqui com vantagens em relação aos seus concorrentes diretos – os modelos HR da Hyundai, Bongo da Kia e Daily da Iveco –, pois vêm equipados com motor Cummins que atende as rigorosas normas de emissões mundiais, antecipando assim a legislação brasileira que terá a Euro 5 em vigor no País a partir de janeiro de 2012. “A meta da companhia chinesa é vender no primeiro ano 5.000 caminhões no Brasil”, afirma Luiz Carlos Mendonça de Barros, diretor-presidente da Foton Aumark do Brasil, empresa que será responsável pela distribuição dos veículos no País.
Barros informa que o dinheiro está sendo captado na China e o que a Foton Motor busca agora é um braço financeiro para dar suporte às vendas da marca no mercado brasileiro. “Vamos começar as atividades com 10 revendas, que serão abertas inicialmente em São Paulo. Depois aumentaremos gradativamente o número de autorizadas, passando para 20 lojas no segundo ano até chegar a 80 pontos de vendas em cinco anos”, explica Barros.
Além do treinamento na China, a Foton Motor pretende utilizar a estrutura da Cummins, que é a sua parceira desde 2007 na produção de motores (50% de cada empresa), para capacitar os funcionários que irão atuar na linha de motores. Também vai instalar um centro de treinamento na fábrica da Foton Aumark do Brasil, em Várzea Paulista, no interior de São Paulo. “Vamos começar a operação industrial com grande estoque de peças e oferecer garantia de três anos aos veículos”, afirma Barros.
Além do motor Cummins, os caminhões que a Foton Motor Group trará para o Brasil tem caixa de câmbio ZF e sistema de alimentação eletrônica common rail feita pela Bosch. “Vamos trazer um veículo completo, com ar condicionado e freio ABS de série”, afirma Barros.
A Foton Aumark do Brasil tem uma cota de 100 caminhões para a venda no Brasil. Os veículos chegam ao País pelo porto de Vitória (ES), onde a empresa mantém um centro de armazenagem.
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