3 de fevereiro de 2012

Secretaria de Política para as Mulheres define prioridades para 2012

Conselheiras debateram a participação da SPM na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20.


A ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), presidiu ontem (2) a abertura da primeira Reunião Ordinária do Pleno do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher de (CNDM) de 2012.
A reunião aconteceu durante todo o dia, no auditório da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em Brasília. Na pauta temas como a programação do 8 de Março de 2012 - Dia Internacional da Mulher- e a representação do conselho no Comitê para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw) e Comissão sobre o Status da Mulher (CSW).
As conselheiras debateram a participação da SPM na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20,  e vão definir também as prioridades do conselho para este ano.
Para a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), coordenadora da Bancada Feminina da Câmara, a grande novidade da reunião é a discussão da participação do conselho na Cedaw e na CSW. “Este ano a Cedaw se reúne para ver como os países estão trabalhando no combate a todo tipo de discriminação e violência contra a mulher. Por isso a importância do debate para mostrar o modelo que o Brasil começa a implantar”, explicou Janete Pietá.
A deputada citou a Lei Maria da Penha como importante instrumento de combate à violência doméstica. “É um avanço, mas ainda há um longo caminho a percorrer neste tema. Por isso, queremos celeridade”, defendeu. 
Outro ponto relevante da reunião, na opinião da deputada é a participação das mulheres na Conferência Rio + 20. “A questão ambiental é universal. Todos precisam se unir, discutir e encontrar saídas para o desenvolvimento sustentável. Caso contrário, a vida do planeta estará comprometida”, alertou.
Além da ministra e das representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres, participaram da reunião 30 conselheiras representantes das instituições que compõem o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!