19 de março de 2012

Dom Feliciano: 10,5 mil litros de suco estão prontos para comercialização




Para 2012, o município efetivará sua própria 
agroindústria de sucos para beneficiamento da produção
A Indústria de Sucos de Sertão Santana, que funciona desde 15 de janeiro, processou cerca de 60 toneladas de uva, sendo 17,5 provenientes de Dom Feliciano, parreirais de Renato Tiska e David  Stelmaczyk. Segundo o técnico agrícola da Prefeitura de Sertão, Alex Cologeski, atenderam produtores também de Sentinela do Sul e Mariana Pimentel. “O município de Dom Feliciano foi o que mais encaminhou uvas para processamento”.  10,5 mil litros de suco do município estão engarrafados, rotulados e em quarentena- processo exigido pela indústria, prontos para comercialização. 

A Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana administra a Indústria e aguarda, do Ministério da Agricultura, o registro oficial. “O mercado está nos procurando”, diz Alex. O suco também será comercializado para alimentação escolar, e testam o beneficiamento de outras frutas como pêssego, kiwi e abacaxi.

Renato Tiska é coordenador do SINTRAF/SUL em Dom Feliciano, além da produção enviada para Sertão, beneficiou de forma artesanal  1,8 mil litros de suco. A parreira dele tem quatro anos. “Ano passado colhi 2,5 toneladas e nesse 8,2”, diz. “Ano que vem vai passar de 15 toneladas, porque a tendência é só aumentar”. 

Pró- Uva
A Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente e EMATER prestam orientação técnica para implantação e condução do trabalho com as videiras. Participam do Programa 33 propriedades. A partir de parreiras já implantadas no município, foram produzidas 25 mil mudas no horto municipal, distribuídas aos produtores. 

Eugênio Stelmaczyk começou com o cultivo há seis anos com 180 pés. Hoje tem 1,5 hectares plantados, e, quando chegar a dois hectares, pretende parar porque tem intenção de utilizar apenas a mão de obra familiar. “Vou pegar empregado só para colheita”. A produção está no terceiro ano. “A uva Vinífera não deu certo”, conta. “Plantei 500 pés”. Partiu então para Francesa e Isabela. A uva tipo bordô, menos produtiva, mistura às outras para dar melhor coloração ao suco. “Em 20 kg de panela, coloco 15 de Isabela e cinco de bordô”, explica. 

David, irmão de Eugênio, teve uma produção de suco caseiro, este ano, em torno cinco mil litros. Eram cinco suqueiras trabalhando. Vende um litro de suco por R$ 6, diretamente ao consumidor, e por R$ 2 o quilo de uva enquanto colhiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!