14 de março de 2012

Bancários gaúchos se preparam para o 3º Congresso da Contraf/CUT

 
 
Dirigentes sindicais de todo o Estado participaram nesta sexta-feira, de um evento preparatório ao 3º Congresso Nacional da Contraf/CUT. A atividade, realizada na sede da Fetrafi-RS, iniciou pela manhã e se estendeu até às 14h. O Rio Grande do Sul terá 33 delegados e delegadas no Congresso, que ocorre de 30 de março à 1º de abril, na cidade de Guarulhos/SP.

O Pré-congresso realizado nesta sexta integra uma programação nacional, definida pela atual diretoria da Confederação, a fim de fortalecer a participação e ampliar os conhecimentos acumulados pelos delegados e delegadas sobre os temas que serão abordados no 3º Congresso.
 
A mesa de abertura do evento foi integrada pelos diretores da Fetrafi-RS, Devanir Camargo e Denise Corrêa; pelo presidente do SindBancários, Mauro Salles Machado e pelos representantes da Contraf/CUT, Carlos Cordeiro (presidente) e Roberto von der Osten (secretário de Finanças). Estiveram presentes no evento os Diretores da Contraf, Ademir Wiederkehr e Antonio Pirotti. Daniel Gaio diretor da Fenae também prestigiou a atividade.
 
Os diretores da Fetrafi-RS destacaram a importância de discussões prévias para o encaminhamento da pauta prevista para o Congresso da Contraf/CUT. A diretora Denise Corrêa observou a importância da proposta de orientação da cota de gênero de 40%, como critério de participação nos fóruns de discussão e decisão da categoria bancária. Para a dirigente, este é um passo decisivo rumo à equidade de gênero no movimento sindical. Já o diretor Devanir Camargo, destacou a peregrinação feita pela diretoria da Confederação por todo o país, com o objetivo de socializar e aprofundar os debates com os delegados eleitos ao Congresso.
 
Para o presidente do SindBancários, Mauro Salles, os bancários têm grande expectativa quanto às resoluções do 3º Congresso Nacional da Contraf. “A Confederação representa mais de 80% dos trabalhadores do sistema financeiro, por isso, esperamos que o evento fortaleça a categoria e seus fóruns específicos de discussão”, diz o presidente do SindBancários.

O secretário de finanças da Contraf/CUT, mais conhecido como Betão, salienta que a atual direção da entidade fez um grande esforço ao longo da gestão para estar junto às bases sempre que possível. Ele também disse que as propostas de consenso discutidas ao longo dos pré-congressos serão agregadas ao texto base do evento. “Queremos ampliar a democracia e estreitar a relação com a nossa base”, afirma o sindicalista.

Carlos Cordeiro, presidente da Confederação, ressalta a importância de um novo planejamento para a ação sindical, com base na solidariedade entre as categorias de trabalhadores. “Não adianta fazer apenas o que a gente faz pela nossa categoria, o que é muito importante, mas temos que fazer mais para transformar a sociedade”, diz o dirigente da Contraf/CUT.

Carlão também avalia que embora a conjuntura econômica do país seja favorável, é preciso analisar a realidade do bancário. O sindicalista lembra que além da rotatividade no emprego, da sobrecarga de trabalho e do adoecimento físico e psíquico – que afasta cerca de 1.200 trabalhadores de suas atividades a cada mês -, os bancários brasileiros recebem o menor piso pago na América Latina. 

O presidente da Contraf/CUT diz que o movimento sindical deve apostar em um novo planejamento, mais abrangente, capaz de inserir a categoria nas discussões sobre as reformas que podem mudar os rumos do país. 

A delegação gaúcha ao 3º Congresso

A eleição de delegados ocorreu ao longo do mês de fevereiro através de assembleias específicas promovidas pelos sindicatos filiados à Confederação. Confira os eleitos e seus sindicatos de origem:
1. Alexandre Soares dos Santos - Santa Maria
2. Almiro Antonio Copetti - Santo Ângelo
3. Ana Maria Betim Furquim - Vale do Paranhana
4. Antonio Carlos Castro Gil – Bagé
5. Armindo Eduardo Kohler – Litoral Norte
6. Artur de Castro Kopper – Novo Hamburgo
7. Balduino Gabriel Kohl Nangelen – Cruz Alta
8. Cândido Castro Machado - Santa Cruz do Sul
9. Carlos Abreu Sica – Pelotas
10. Carlos Augusto Oliveira Rocha - Alegrete
11. Carlos Henrique Niederauer – Passo Fundo
12. Claudete Genuíno Marocco – Porto Alegre
13. Cristiana Silva Rocha Garbinatto – Porto Alegre
14. Denise Falkenberg Corrêa – Fetrafi-RS
15. Ernesto Humberto dos Santos - Porto Alegre
16. Everton de Morais Gimenis – Porto Alegre
17. Gselda Grzeca Diesel – Santa Rosa
18. Guaracy Padilha Gonçalves - Porto Alegre
19. Guilherme da Silva Marques – Porto Alegre
20. José Everson Pillar de Oliveira - São Borja
21. Madeleine Pizzini Weitkiewic - Porto Alegre
22. Marcelo Caon – Caxias do Sul
23. Márcia Dresch de Oliveira - Porto Alegre
24. Maristela da Rocha - Porto Alegre
25. Natalina Rosane Gué - Porto Alegre
26. Pablo Ferreira da Silva Alba – Carazinho
27. Paulo Roberto Stekel – Porto Alegre
28. Rosaura Gonçalves Contreira - Rio Grande
29. Sandro Arthur Ferreira Rodrigues – Porto Alegre
30. Sandro Cheiran – Camaquã
31. Selvino Welter - Horizontina
32. Sergio Rogério M. Hoff – Porto Alegre
33. Vaine Terezinha Andreguete - Caxias do Sul
 
*Fetrafi-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!