22 de março de 2012

Pepe Vargas cita desafios do Desenvolvimento Agrário e destaca agricultura familiar

Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário (Foto: Gustavo Serrate/PT)

Novo ministro reafirma a importância do programa para o desenvolvimento econômico do País.


O novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas (PT-RS), fala sobre os desafios que terá pela frente, as metas da sua gestão e destaca o Programa de Agricultura Familiar.

“É uma responsabilidade extraordinária de atender ao povo brasileiro através de políticas públicas que produzem alimentos saudáveis para a população brasileira. O Ministério do Desenvolvimento Agrário tem como missão o fortalecimento da Agricultura Familiar, o Programa Nacional da Reforma Agrária e o Programa de Regularização Fundiária da Amazônia Legal. São questões importantes para o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social do nosso país. É uma responsabilidade grande, mas ao mesmo tempo uma extraordinária possibilidade de servir ao povo brasileiro, através do Governo da Presidenta Dilma”.

O ministro reafirma que o Programa da Agricultura Familiar é uma dos principais projetos do Governo Federal.

“O Ministério do Desenvolvimento Agrário tem um conjunto de instrumentos que visam em última instancia desenvolver a Agricultura Familiar, ampliar a renda do agricultor familiar, promover o desenvolvimento das propriedades familiares, programas de acesso ao crédito, programas de assistência técnica, extensão rural, programas de comercialização para que o agricultor familiar tenha a garantia de colocação de seus produtos e estes instrumentos , via de regra, são todos enfeixados, vamos dizer assim no Plano Safra”.

Pepe Vargas explica: 

“O Plano Safra 2011/2012 está em curso, nós já começamos a abrir as discussões para o Plano Safra 2012/2013, visando sempre aperfeiçoar e ampliar esses instrumentos, nós partimos do pressuposto de que a agricultura familiar tem um papel importantíssimo em um projeto de desenvolvimento sustentável para o nosso país. Ela democratiza melhor a renda, ela democratiza oportunidades, ela produz alimentos, ela trabalha para a segurança alimentar do nosso país, portanto ela tem uma prioridade muito grande no nosso governo

Segundo o ministro, uma parcela expressiva de agricultores familiares vive em situação de extrema pobreza e para equacionar esta situação é necessária a atuação conjunta com o Ministério de Desenvolvimento Social, através do Programa Brasil Sem Miséria.

“A dívida histórica do Estado Brasileiro, um Estado que, historicamente, excluiu das oportunidades uma parcela importante da sua população. A presidenta Dilma tem como missão fundamental de seu governo eliminar a extrema pobreza, é o slogan do governo, inclusive: País rico é país sem pobreza, nós temos uma tarefa que eu diria prioritária que é de superar a extrema pobreza no campo. Mais ou menos metade dos pobres brasileiros estão no campo, estão no Brasil rural, então também nós temos ali, um olhar todo especial, através do Brasil Sem Miséria que a gente compartilha junto com o Ministério do Desenvolvimento Social”.

(Gustavo Toncovitch e Adriano Lozado - Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!