8 de março de 2012

Governo gaúcho lança campanha RS Lilás

Da Redação
A mulher representa no Rio Grande do Sul 51,33% da população, e mesmo sendo maioria, a desigualdade entre os sexos continua evidente, principalmente nos índices de violência contra a mulher. Ao completar um ano de existência, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) lança a campanha RS Lilás, com a proposta de impulsionar a autonomia da mulher gaúcha e proporcionar qualidade de vida a partir de serviços especializados.
O Escuta e o RS Lilás são serviços que ampliam a visibilidade da realidade das mulheres. O Escuta Lilás é uma central que acolhe cidadãs em situação de violência, e pode ser acessado pelo telefone gratuito 0800.541.0803 junto ao Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado (CRM). Em 2010, o total de atendimentos realizados pelo Escuta Lilás foi de 230. De janeiro a dezembro do ano passado, foram 838 atendimentos por telefone e 367 atendimentos presenciais.
A campanha RS Lilás engloba serviços e políticas públicas desenvolvidos de forma transversal pelo Comitê Gestor de Políticas de Gênero do RS e acontece em três fases. A primeira iniciou nesta quinta-feira, 8 de março, com uma mobilização para o tema nas redes sociais. A segunda fase compreende a sustentação do programa, de março a 25 de novembro, Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher, e divulgará ações e resultados de programas sobre a realidade da mulher gaúcha. E, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, a SPM divulga o balanço geral da secretaria.

Cimento e Batom
Outra iniciativa é o projeto “Cimento e Batom” do programa Mulheres Construindo Autonomia RS. O programa visa capacitar mulheres para o mundo do trabalho, com foco na construção civil, sendo realizado em conjunto com a ONG Mulheres em Construção, entidades civis, e parceiros empresariais.
A coordenadora da ONG Mulheres em Construção, Bia Kern, diz que “a política pública precisa de inicio, meio e fim”, ressaltando que o fim está no trabalho desenvolvido pelas mulheres na construção civil. “As empresas precisam de mão de obra qualificada, o terceiro setor faz o monitoramento destas mulheres, onde elas estão e como estão trabalhando, e o Governo auxilia com os programas, colaborando e abrindo esta frente, que é a construção da autonomia da mulher”.

Capacitação da mulher apenada e Mulheres Mil
No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Estadual de Política para Mulheres também divulga o curso “tratadoras de cavalos” para capacitar apenadas do sistema prisional. Além de preparar para o tratamento de cavalos, função com alta empregabilidade, o curso também permite que as apenadas retomem sua escolarização, já que em poucas aulas muitas já saem da condição de analfabetas. No Estado o município de Alegrete foi o primeiro a receber o programa, que forma no dia 10 às 19h, no DTG Estradeiros, a primeira turma de apenadas.
O RS foi o primeiro Estado a propor a adesão ao programa Mulheres Mil, que tem impacto nos índices da igualdade de gênero no trabalho para as apenadas, pescadoras e assentadas, desenvolvido em parceria com os Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica (IFETs), ligados ao MEC. Prevendo elevar a educação profissional e tecnológica das mulheres do campo e da cidade, o programa qualificará principalmente as mulheres em situação de violência, atendidas pelo Bolsa Família e chefes de família. O programa começa no dia 10, com aula inaugural em Alegrete, e atende os municípios de São Borja, Uruguaiana, Maçambará, Manoel Viana, Passo Novo e Itaqui.

Programa Pró-equidade
No dia 15 de março, o governo gaúcho lançará também o Programa Pró-equidade de Gênero e Raça promove a igualdade de oportunidades baseado no desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional. A ação contribuirá para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!