26 de março de 2012

Emater/RS-Ascar leva a agricultura familiar a Turuçu na 11ª Fepimenta

Capital nacional da pimenta, o município de Turuçu organiza mais uma edição da tradicional Fepimenta. Com apoio da prefeitura e da Emater/RS-Ascar, a 11ª edição da festa acontece entre 31 de março e 1º de abril, no Parque Municipal de Eventos. Produtores do município vão comercializar o produto in natura no Pavilhão da Agricultura Familiar.

Extensionista da Emater/RS-Ascar, Lauro Francisco Schneid, explica que a entidade ajuda na organização dos estandes dos agricultores. ‘'Dez famílias e agroindústrias vão expor seus produtos à base de pimenta. No Pavilhão da Agricultura Familiar vão ser montados os estandes da Emater, Sicredi e artesanato rural".

Além de produtos à base de pimenta, os visitantes poderão aproveitar locais que oferecem café colonial e variados tipos de bebidas das comunidades. A 11ª edição do evento será embalada pelas bandas Porto do Som, Rota Luminosa, Guarany, Imigrantes, Expresso da Vaneira e As Gurias.

A programação conta ainda com apresentações de corais, grupos de danças, baile da terceira idade, desfile e coroação da corte da festa. Também será realizada a 2ª edição do Baile do Chopp, animado pela banda Rota Luminosa, com direito à tradicional dança da Poloneise e apresentação de grupo de danças alemãs.

Cultivo A estiagem não prejudicou o cultivo da pimenta, que neste ano ocupou uma área de 15 hectares e 15 famílias envolvidas. A perspectiva é de que seja colhida 1,8 tonelada de pimenta seca por hectare.
Texto: Marco Medronha
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!