22 de março de 2012

Uergs: Plano de Carreira é mais um passo para construção de uma grande universidade, afirma Jeferson

Foto: A Assembleia Legislativa aprovou, na noite desta terça-feira (20), projeto de lei do Executivo que institui o plano de carreira e o quadro de empregos permanentes e os cargos em comissão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. “É uma conquista dos trabalhadores, fruto da luta conjunta de servidores e professores, que batalham dia a dia pelos avanços na educação. E mais do que isso: é mais um passo para a constituição de uma grande universidade pública e de qualidade para todas as gaúchas e gaúchos”, destaca o deputado Jeferson Fernandes.

Com a aprovação do projeto, o padrão salarial da UERGS passará a ser semelhante ao das universidades federais. Também serão adotados mecanismos de valorização e de estímulo à qualificação profissional, como o adicional de dedicação exclusiva para os professores, equivalente a 40% do salário básico, e o adicional de incentivo à capacitação para os técnicos e servidores administrativos. O deputado espera que a medida contribua para resolver a defasagem de professores nas unidades de Três Passos, São Luiz Gonzaga e São Borja. Também prevê um quadro técnico responsável pela manutenção das bibliotecas e laboratórios de ensino.

Construída por uma comissão paritária, integrada por representantes do governo e de entidades ligadas aos professores e funcionários da instituição, a proposta prevê a constituição de um quadro permanente constituído por 600 professores concursados e por 390 servidores técnicos e administrativos. O projeto não cria nenhum novo cargo comissão, mantendo o número destes servidores, previstos em legislação de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!