27 de março de 2012

Seminário Povos Indígenas e Diversidade Cultural

O Mês Indígena do Parque General Bento Gonçalves foi debatido através do Seminário Povos Indígenas e Diversidade Cultural ocorrido no Cine Teatro Coliseu em Camaquã no último dia (23), contando com o apoio das Prefeituras de Camaquã e Sentinela do Sul na realização, que teve palestras e documentários sobre a questão indígena e seus direitos.
O evento iniciou-se com a palestra "O Reconhecimento Jurídico e Político dos Povos Originários e Direitos Humanos no Século XXI" proferida por Walmir Pereira, Diretor do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, que salientou a visão ocidental na relação de entendimento com os povos originários.
Após a comunidade "Guarani da Água Grande" fez uma apresentação artística cultural, mostrando o seu artesanato e seu cantos e sua tradição.
A tarde o Professor Édison Hütner (NPECI/PUC) que trata de um grupo de estudo e pesquisas dos povos indígenas apresentou as suas experiências em trabalhos com as comunidades, e desenhou algumas perspectivas de fortalecimento dessas políticas.
Por último Estela Galmarino também funcionária do Museu Antropológico do RS, apresentou algumas características da cultura indígenas e mostrou como essa pode ser uma porta de reconhecimento sócio-cultural.
Por último o Diretor do Parque General Bento Gonçalves, salientou que com essa atividade o parque deixava de ser falado para ter fala, de ser comentado para comentar uma nova politica cultural para esse equipamento cultural no RS.
Já o Coordenador do Sistema Estadual de Museu do RS, Joel Santana, "falou desse momento importante em que vive a instituição com processos de revitalizações de suas ações, e complementou, que um estudo técnico será realizado na região com debates que definirão um perfil mais fortalecido para esta instituição, e que um comitê de debates deve ser criado para o parque possa ter as vozes de todos os municípios da região, e que isso caracterize a instituição.
No fim todos os palestrantes foram agraciados com um belo artesanato que representa o parque.

Agradecimento
Um grande abraço ao meu colega e amigo historiador Arnildo Bartz pelas suas palavras em minha saudação, fiquei bastante emocionado e grato, pelo carinho recebido na minha cidade natal.
Obrigado meu caro amigo.
 
Fonte: Joel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!