9 de março de 2012

PT não abre mão da cabeça de chapa na unidade entre aliados de Tarso Genro

Rachel Duarte
Almoço entre vereadores do Bloco pela Unidade e o pré-candidato do PT, Adão Villaverde./Foto:Eduardo Quadros

Seguindo a linha de pressionar pela coligação PT-PCdoB nas eleições municipais de Porto Alegre, o bloco de vereadores dos partidos aliados ao governo gaúcho fez mais um movimento nesta semana. Desta vez, conversaram com o pré-candidato do PT à Prefeitura de Porto Alegre, deputado estadual Adão Villaverde. A reunião-almoço ocorreu na quinta-feira, 8, no Mercado Público e reuniu as bancadas municipais do PPL, PSD, PSB e o presidente municipal do PR, coronel Arlindo Bonetti. A intenção é manter aberto o diálogo para criar condições de uma aproximação entre as pré-candidaturas dos partidos aliados de Tarso Genro. Porém, o PT foi enfático quanto à cabeça de chapa: “Não seremos vice nem de Manuela (D´Ávila), nem de Fortunati (José)”, disse o presidente municipal do PT, vereador Adeli Sell.

Adeli Sell salientou que o PT foi simpático ao discurso dos vereadores do Bloco pela Unidade, mas não cogita ser o segundo na chapa majoritária. “Esta é a posição do PT e eu disse isso aos vereadores. Não temos como recuar disso por pressão ou qualquer pesquisa que seja. O PT é um partido forte nacionalmente e, no estado, temos quadros para formar um bom secretariado com os partidos aliados”, projeta.

Sem uma aproximação do PCdoB, de Manuela D´Ávila, o PT teria que se empenhar para disputar o apoio do PSB, já oficialmente inclinado a apoiar a parlamentar comunista. “Não é bem assim. Não há unidade dentro do PSB pelo apoio à Manuela, há uma posição da direção do partido”, revela o vereador petista.
Adeli Sell disse que o PT trabalha para ser competitivo na disputa pelo Paço Municipal. “Vamos fazer uma campanha de incentivo para o voto aos 16 anos. Lançaremos na próxima semana, com panfletagem nas principais escolas da cidade. Vamos colocar peso na juventude, pois é um setor que a Manuela tem vantagem em relação a nós”, defende.

“Queremos uma campanha amistosa e condições para o 2º turno”, diz PPL

Almoço com vereadores e pré-candidatura petista reforço desejo de unidade para eleição de Porto Alegre./Foto: Eduardo Quadros

Participaram da conversa com a pré-candidatura petista em Porto Alegre, os vereadores do Bloco pela Unidade: Toni Proença (PPL), Tarcísio Flecha Negra, Nelcir Tessaro e Bernardino Verdruscolo, do PSD e Airto Ferronato (PSB).  Eles redigiram um documento após o encontro defendendo que a prioridade dos partidos na capital gaúcha é se empenhar no diálogo com as siglas do campo de sustentação do governo Tarso Genro e aquelas que não fazem oposição ao Executivo Estadual para formar uma unidade.

“Falamos na mesma linha que falamos para a Manuela. Queremos manter aberta a possibilidade de aproximação entre as candidaturas. Respeitamos a decisão interna dos partidos e, se não for possível coligar, queremos um ambiente saudável para a eleição e uma possibilidade de aproximação no segundo turno”, avalia Toni Proença.

Segundo o vereador, que lidera o bloco, a conversa foi boa e Villaverde também sinalizou abertura para a construção da unidade. “Nós não tratamos de abrir mão da cabeça de chapa ou posto de vice. Queremos a retomada do diálogo entre as duas candidaturas e o Villa disse que tem espaço para isso”, garante.

“Vamos esperar as pesquisas e colocar as duas pré-candidaturas frente a frente”, diz PSD

Fiel da balança na possível coligação, o assediado PSD espera os desdobramentos da pressão pela coligação PT-PCdoB. “Vamos ter uma próxima reunião do Bloco com os dois pré-candidatos. Queremos ouvir as duas posições, saber das pesquisas que existem e ver para onde poderemos ir”, diz o vereador Nelcir Tessaro (PSD).

Ele informa que dois partidos preparam pesquisas eleitorais — o vereador não informou quais — para serem lançadas este mês e que o diálogo da unidade também considera o PDT de José Fortunati. “É um partido que também está na base do governo Tarso e estamos pensando em trabalhar pela unidade da base deste governo”, falou.

Além da nova rodada de conversa, os vereadores do bloco vão trabalhar juntos na Câmara de Vereadores de Porto Alegre para construção de uma ampla plataforma de campanha para a unidade que poderá ser construída no primeiro ou segundo turno entre os aliados do governo gaúcho. “Vamos pensar as dificuldades da cidade e as melhores propostas. Será um bom exercício e poderá chegar um projeto inovador e que alcance todos os setores da cidade”, avalia Toni Proença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!