11 de março de 2012

Emater incentiva o consumo de peixe para agricultores familiares

A Emater/RS-Ascar incentiva os agricultores familiares a consumirem peixe, assim como a venda direta ao consumidor, que passa a ingerir um alimento mais fresco e saudável. Segundo a nutricionista Leila Ghizzoni, "ao consumirmos peixe estamos ingerindo uma fonte muito rica de vitaminas (A, E e D) e sais minerais (potássio, fósforo, sódio, selênio e magnésio)".

Além disso, essa carne possui grande quantia de aminoácidos essenciais e o ômega 3, que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição da pressão arterial, bem como, com as taxas de trigliceridios e colesterol. Outro benefício dos pescados é a facilidade com que são cozidos, podendo ser usados em várias receitas como à escabeche, lasanha de peixe e mais um número incontável de pratos.
Também podem ser adquiridos em conserva (como a sardinha e o atum), salgados (bacalhau) ou defumados (salmão). Por todas essas vantagens, recomenda-se o consumo duas vezes ou mais na semana. Antes de comprá-lo para consumo é importante ficar atento a certos detalhes que atestam se o produto é de qualidade ou não.

O peixe, em seu aspecto geral, deve estar brilhante, com ausência de manchas ou cortes, escamas firmes e resistentes, abdômem elástico ao toque, pele úmida e de cores vivas, olhos brilhantes e salientes ocupando toda cavidade, o que atesta o bom estado de conservação da carne.

Texto: Carine Massierer
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!