9 de março de 2012

Missão gaúcha vai a Cuba firmar parcerias nas áreas da agricultura, medicamentos e cultura

Com o objetivo de diversificar parceiros comerciais, buscar mercados alternativos e promover intercâmbio cultural, uma missão governamental e empresarial promovida pelo Governo Estadual estará em Cuba de 10 a 15 de março. Na agenda está prevista uma rodada de negócios, acordo de cooperação nas áreas da agricultura familiar, máquinas agrícolas, espumantes, medicamentos, biotecnologia, cultura e inovação.

Segundo o cônsul para assuntos comerciais de Cuba em São Paulo, René Capote, a missão gaúcha é considerada um marco para o Governo Cubano, pois "abre um canal de comunicação, uma parceria importante para a economia do país, sem que este perca sua identidade".

O diplomata destacou também o sistema de cooperativismo do RS, de economia solidária, como a indústria de máquinas agrícolas e de espumantes - áreas cujas oportunidades de negócios são concretas. Cuba pretende reformular o setor de agricultura familiar e vê na experiência do RS um modelo bem sucedido. No que se referem às máquinas agrícolas e espumantes, os empresários gaúchos contam com o apoio dos três bancos estatais (Banrisul, Badesul, BRDE) para viabilizar as rodadas de negócios.

Segundo o assessor de Relações Internacionais do Executivo, Tarson Nuñez, as missões do Governo gaúcho não têm apenas interesses comerciais, mas também culturais, "pois o que une verdadeiramente dois povos é a integração cultural".

A Secretaria Estadual da Cultura pretende estabelecer parcerias com a Escola de Cinema Cubana, criada pelo escritor Gabriel García Márquez, uma vez que o Rio Grande do Sul é o 3º pólo de cinema no Brasil. Ainda no campo da cultura, o Estado tem interesse na música caribenha pela identificação rítmica afrodescendente brasileira, para intensificar projetos culturais bilaterais, assim como com a Feira do Livro de Havana, pela semelhança com a de Porto Alegre.

A ideia da missão gaúcha a Cuba surgiu informalmente, quando o governador Tarso Genro estava em férias com a família na ilha e aproveitou a viagem para promover um encontro com autoridades do país caribenho e articular a reunião.

Texto: Anamaria Bessil Pires
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!