11 de março de 2012

São Lourenço do Sul dá início ao 28º Reponte da Canção


Um dos mais renomados festivais de música nativista do Estado e patrimônio cultural do povo lourenciano , o Reponte da Canção chega este ano à sua 28ª edição. A abertura oficial do evento foi realizada na noite de sexta-feira (09).  Após um ano de dificuldades enfrentadas em decorrência da enxurrada que atingiu o município em março de 2011, o 28º Reponte consolida sua identidade, celebrando à vida e afirmando seu compromisso com a arte, a cultura e a preservação dos costumes do povo gaúcho.

O Deputado Federal Henrique Fontana, que esteve prestigiando a primeira noite do evento, destacou a atuação da comunidade lourenciana, que não se deixou abater, e celebra, ao som de acordes bem executados, a vida e a superação. Henrique Fontana destacou ainda a relevância da realização do festival, tanto para a preservação das raízes, como para a valorização da cultura.



No palco principal foram apresentadas sete composições. Na linha campeira passaram pelo palco as composições “Última Tropilha”, “Quando a Saudade Anda a Cavalo”, “Retratos” e “Tributos Ao Domador”. Já na linha livre foram apresentadas “No Seu Lugar”, “De Água, Concha e Areia” e “Milongón De La Calle”.


Na noite de sábado (10), mais nove composições serão executadas, entre elas duas  lourencianas, classificadas no 20º Pérola Em Canto. São elas “Piqueteiro Por Vontade” na linha campeira e “Menino João Pescador” na linha livre. Foram mais de 600 trabalhos inscritos nesta edição do festival.

Após oito anos de gestão, o Prefeito Municipal José Nunes se despediu emocionado do festival, que hoje é referência em valorização da cultura. José Nunes destacou a necessidade de políticas voltadas à promoção da arte e identidade do povo gaúcho. Na ocasião o Prefeito salientou ainda a importância do incentivo das entidades privadas, que aliado ao poder público acredita no Reponte e na cultura nativista e investe na realização do festival que vem se aprimorando à cada ano.
 
O Piquete Anita Garibaldi realizou uma encenação homenagem ao dia internacional da mulher, com texto de Jairo Scholl Costa. A apresentação saudou as mulheres de todas as épocas e lugares, destacando as dificuldades enfrentadas no cotidiano e a luta por igualdade.


Durante a primeira noite de festival se apresentaram no palco principal Adão Quevedo, com o Projeto Autores Lourencianos e também Mulita, personagem interpretado pelo humorista Derli Lemes, natural de Restinga Seca. O dueto Cezar Oliveira & Rogério Mello encerrou a noite de apresentações na praça de alimentação. A dupla atua desde 2001 no cenário nativista, e é reconhecida em todo o Sul do país. Antecedendo a abertura do festival foi realizada a tradicional missa crioula.

No sábado (10), os shows ficam por conta de Cristiano Quevedo, do Grupo Querência e da atração nacional Renato Teixeira. O 28º Reponte da Canção é planejado durante o ano inteiro, e conta com o apoio dos patrocinadores e das Leis de Incentivo à Cultura. Supermercados Guanabara, Petrobras e Alimentos Castro são os patrocinadores master. O Badesul, Caixa Econômica Federal, Corsan, Secretaria Estadual de Turismo, Blue Ville e Banrisul também patrocinam o evento. São apoiadores culturais o BRDE, Corag e a TVE/FM Cultura. Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio, o 28º Reponte da Canção é produzido pela Tabla Produções Artísticas.


* Crédito Fotos: Rafael Grigoletti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!