6 de março de 2012

Prefeituras debaterão sobre pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria

Brasília será sede do “I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria”.


A realização é da Frente Nacional de Prefeitos(FNP), com a parceria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Associação Brasileira de Município (ABN); e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e do Governo Federal.
O encontro tem como objetivo discutir a dinamização da economia local e das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendorismo, a qualidade ambiental urbana e o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva e erradicação da miséria, entre outros.
O encontro terá como pauta principal a educação, saúde e a conservação da cidade. Que por meio de projetos em parceria com o Sebrae, a FNP promoveu encontros e seminários em mais de cem cidades entre 2009 e 2011, nos quais ficou evidenciada a necessidade de um grande evento nacional para ampliar e aprofundar reflexões sobre o tema, reunindo num só espaço acúmulo de experiências já obtido.
A Frente Nacional de Prefeitos juntamente com as demais entidades municipalistas, pretende ter mais espaço nas mesas de negociação que venham a ser criadas pelo Ministério da Educação para debater os avanços e apoios aos sistemas municipais de ensino. A solicitação foi feita pelo presidente da FNP, João Coeser, e pela vice-presidente para assuntos de Educação e prefeita de Betim (PT-MG), Maria do Carmo Lara, ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT-SP).
Entre outros temas estão o piso salarial dos professores e a aceleração na construção de creches por meio do programa Pró Infância. “Recebo a solicitação e garanto que os prefeitos serão cada vez mais ouvidos”, declarou Mercadante, em audiência com os prefeitos.
Mercadante ainda destacou que o Brasil já superou o problema de acesso à educação básica, mas agora precisa enfrentar o desafio da qualidade nesta etapa. Ele pediu para a FNP que debata internamente e apresente propostas que possam ajudar no cumprimento da lei do piso salarial, além de tornar mais atrativos os planos de carreira para os trabalhadores em educação. Coser e Maria do Carmo se comprometeram a levar o tema às instancias da entidade e apresentar um documento ao ministro até o final desse mês.
A presidenta Dilma Rousseff está convidada para a abertura do evento, assim como ministros, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e prefeitas, parlamentares, entre outros.
As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas, exclusivamente, na internet pelo site: www.fnp.org.br.

O evento será Brasília entre os dias 27 a 29 de março, no Centro de Eventos Brasil 21.

(Fabrícia Neves – Portal do PT, com informações da FNP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!