5 de março de 2012

Produtores capturam mais duas carpas gigantes no interior de Dona Francisca

Foto destaque Os produtores rurais Jair e Ivone Balest, de Dona Francisca, na região central do Estado, que foram notícia na semana passada ao capturarem uma carpa chinesa de 40 quilos, retiraram do mesmo açude de dois hectares dois outros exemplares mais pesados ainda. Agora, foram duas carpas cabeça grande, pesando 42 e 43 quilos, além de uma carpa capim de 14 quilos.
De acordo com o médico veterinário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Wylner César Fernandes Ribeiro, existem peixes maiores no açude. Ele acredita que a boa oferta de alimentação é responsável por estas extraordinárias perfomances de ganho de peso.

O projeto de piscicultura na região começou a ser implantado no início dos anos 90 pela Seapa e hoje é coordenado pela secretaria municipal de Agricultura. Na opinião do veterinário, atualmente cerca de 500 produtores exercem esta atividade, que complementa renda e serve de reforço à dieta familiar. Ribeiro destaca que carpas gigantes podem inclusive chegar a 56 quilos, mas que quase sempre, os criadores optam por retirar dos açudes animais com até um ano, pesando entre dois e três quilos.

Texto: Marcos Pérez
Fotos: Dorli Barichello/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!