7 de março de 2012

Assembleia institui programa Balada Segura em todo o RS

Foto:

Símbolo da campanha pela segurança no trânsito

A Assembleia aprovou, nesta terça-feira (6), projeto de lei que estende a operação Balada Segura para todo o estado. O objetivo é integrar as ações de fiscalização e de educação - em especial o combate ao consumo de álcool pelos motoristas- em locais e horários de maior incidência de acidentes. A operação estará sob a coordenação geral do vice-governador, com coordenação executiva do Departamento Estadual de Trânsito.

O trabalho desenvolvido pelas equipes vem ocorrendo desde o mês de fevereiro, visando ao combate ao consumo de bebidas alcoolicas, a exemplo da Operação Lei Seca, realizada com sucesso no Estado do Rio de Janeiro. As ações colaboraram para a redução das taxas de acidentalidade na capital. O programa de fiscalização dá ênfase à educação que vai às ruas todas as semanas, unindo ao DETRAN/RS e parceiros como a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Empresa Pública de Transporte e Circulação.

O DETRAN também poderá conveniar com outros órgãos ou entidades governamentais estaduais ou municipais, com o objetivo de executar a execução do programa.

O governo destaca que, no primeiro semestre, Porto Alegre registrou uma redução de 33% nos acidentes com vítimas fatais nas madrugadas de sábados e domingos em que ocorreram as denominadas “blitzes”. Foram realizadas 164 ações e fiscalizados 12,7 mil veículos, sendo flagrados cerca de 2 mil em situação irregular. Mais de 2,3 mil autuações foram lavradas pelos agentes. Neste período, foram flagrados 173 condutores alcoolizados e 83 foram conduzidos à Delegacia de Polícia, por apresentarem uma concentração de álcool no sangue que o Código de Trânsito Brasileiro configura como crime de trânsito.

A Operação Balada Segura integra as ações do Estado para a Década Mundial de Segurança Viária, instituída pela Organização das Nações Unidas para o período de 2011/2020, visando ao combate da violência no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!