5 de março de 2012

Reitor assina documento que institui rede de pesquisa, pós-graduação e inovação PDF

O reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Antônio Carlos Barum Brod, participou, em Porto Alegre, da cerimônia de lançamento de oito editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Formação de Recursos Humanos (Fapergs), voltados à pesquisa e à formação de recursos humanos. Ao todo, serão disponibilizados R$ 27,3 milhões. Além de recursos à iniciação tecnológica e científica, também está prevista complementação de bolsas de pós-doutorado. O Programa Institucional de Iniciação Tecnológica (Probit) vai oferecer 2,1 mil bolsas de estudo, enquanto que o Programa de Inovação e Iniciação Científica (Probic) disponibilizará 400.
Brod e outros reitores de instituições de ensino gaúchas assinaram um termo aditivo ao protocolo de intenções que institui a Rede Riosul de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, projeto que tem o objetivo de formar redes de pesquisa, pós-graduação e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado.
“As instituições de ensino têm um papel fundamental para o desenvolvimento do país, com a formação de profissionais qualificados e estímulo à pesquisa e à inovação tecnológica”, afirmou o reitor.
Ao garantir que o Estado tem condições de cumprir os orçamentos dos próximos anos, o governador Tarso Genro disse, durante a cerimônia, que a verba prevista para a Secretaria de Ciência e Tecnologia será aplicada em sua totalidade. O chefe do Executivo afirmou que a reaproximação do Rio Grande do Sul com o governo federal permitiu a captação de recursos junto aos ministérios da Educação - por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - e da Ciência e Tecnologia, além do lançamento dos editais.
Tarso afirmou que o objetivo é aliar crescimento com desenvolvimento. "Criamos um patamar mínimo de disputa para retirar o Rio Grande do Sul desta situação em que ele se encontra. E, para isso, nós temos que crescer, o Estado tem que crescer mais do que a União e os estados vizinhos", garantiu. O governador destacou que a aproximação entre academia e Executivo pode trazer resultados positivos para os gaúchos.
Secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cléber Prodanov disse que o governo do Estado, ao informar o lançamento dos editais, cumpre uma promessa. Prodanov lembrou que, no ano passado, mesmo com poucos recursos, a pasta anunciou, no início de fevereiro, todos os editais da Fapergs. Este ano, a ideia é dividir em dois momentos. Um baseado no orçamento local e outro , por meio da Capes, com os recursos do governo federal.
Prodanov explicou ainda que a Fapergs vai distribuir os recursos nas áreas mais carentes, ao invés de concentrar a verba. "Esses recursos não representam apenas financiamento de bolsas ou financiamento para universidade. Estamos falando de inovação, transferência de tecnologia e resultados para a sociedade", disse.
A meta é produzir resultados principalmente para o desenvolvimento regional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!