6 de março de 2012

PED aponta redução de 1,9% na taxa de desemprego da população feminina

Foto destaque A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) referente à inserção da mulher no mercado da Região Metropolitana de Porto Alegre foi divulgada, nesta terça-feira (06), na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), em Porto Alegre. O estudo foi realizado numa parceria entre o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e Fundação de Economia e Estatística (FEE).
Entre os principais resultados do trabalho, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, está a redução da taxa de desemprego da População Economicamente Ativa (PEA) feminina, com diminuição de 1,9%, passando de 10,6% para 8,7%, entre 2010 e 2011. A PED também apontou crescimento do nível ocupacional de mulheres nos setores das seguintes atividades econômicas: indústria (crescimento de 7,6% para as mulheres, enquanto no segmento masculino o total foi de 3,8%), serviços (2,9% para as mulheres e 2,6% para os homens), e comércio (ampliação de 3,5% no contingente feminino e redução de 2,4% do masculino).

De acordo com a coordenadora da PED-RMPA, pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Irene Galeazzi, o desafio continua sendo uma mudança cultural, reconhecendo a mulher como profissional capaz, pois "ser mulher, não significa que o valor da nossa força de trabalho seja menor que a dos homens", afirmou.

A divulgação contou com a participação da secretária-adjunta da STDS, Walkíria Bopp, do Chefe de Gabinete, Paulo Ott, do diretor Administrativo da FGTAS, Heitor Lermen, do presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Adalmir Marquetti, além de representantes da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, entre outras instituições. Para mais informações, confira o Informe Mulher e Trabalho - 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!